DEFICIÊNCIA DA VITAMINA B12 – GUIA ESSENCIAL COMPLETO!

As vitaminas tem funções importantíssimas no corpo humano, mantê-las em equilíbrio é  essencial para uma vida saudável, porém, é muito comum termos deficiência de algum tipo de vitamina.

Nesse post falaremos exclusivamente sobre a vitamina B12, o que leva a sua deficiência e sintomas.

O QUE LEVA À MÁ ABSORÇÃO DA VITAMINA B12?

A absorção da vitamina B12 depende da ação do suco gástrico e da absorção intestinal e, por isso, qualquer defeito em determinado ponto pode levar a deficiência de vitamina B12, mesmo que a ingestão seja rica em alimentos que contenham a vitamina.

A não absorção pode ocorrer devido ao disbiose intestinal, mucosa intestinal inflamada, gastrites atróficas, hipocloridria estomacal, anemia perniciosa (condição auto-imune em que anticorpos atuam contra o fator intrínseco fundamental para que a vitamina B12 seja absorvida), medicamentos como inibidores de bomba de prótons e outras drogas que reduzem a acidez estomacal, assim como anticonvulsivantes, redutores de colesterol, medicamentos para tratamentos de gota e tuberculose, suplementos de potássio, psicotrópicos, anti-neolplásicos, além da ingestão de álcool e uso de oxido nitroso durante cirurgia ou de forma recreativa são fatores que interferem na absorção de vitamina B12.

Os grupos com maior risco para deficiência são vegetarianos e veganos, pessoas com mais de 60 anos de idade, no qual é comum uma atrofia da mucosa gástrica, pessoas que usam regularmente inibidores de bomba de prótons ou supressores de ácido gástrico, portadores de doença celíaca, doença de Chron e retocolite, mulheres com história de infertilidade e aborto e diabéticos que fazem uso de metformina.

Além disso, bebês nascidos de mães vegetarianas podem não obter quantidade adequada de vitamina B12 assim como pacientes com distúrbios do sistema imunológico, entre os quais o lúpus, também estão sob risco para a deficiência.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CARÊNCIA?

Os principais sintomas da carência de vitamina B12 estão relacionados ao desenvolvimento da anemia.

Isso porque vitamina é fundamental não só na síntese das hemácias, como também nos sintomas neurológicos.

Isso acontece porque é essencial para a confecção da bainha de mielina.

Pode-se observar no paciente portador de deficiência de B12 palidez cutânea, diarreia ou constipação, fadiga, falta de energia ou tontura ao fazer esforço, falta de ar, problemas de concentração, perda de apetite, língua inchada com sangramento e ainda queda de cabelo e unhas fracas.

Além dos sintomas relacionados acima, decorrentes da anemia estabelecida, temos ainda os sintomas neurológicos como confusão, depressão, perda de equilíbrio, desmaios e formigamento em pés e mãos.

 Os sintomas da falta de vitamina B12 podem mimetizar uma demência.

Em crianças, a carência pode causar dificuldade de crescimento e atraso no desenvolvimento.

Caso você sinta algum desses sintomas, consulte o médico, mas é importante que você mantenha uma alimentação equilibrada e faça exames recorrentes para garantir a sua saúde.

Achou interessante?

Curta, comente e compartilhe, assim mais pessoas conhecerão essas informações e você ajuda o blog a crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *