AS VITAMINAS DO COMPLEXO B – BENEFÍCIOS E DEFICIÊNCIA

Essas vitaminas são essenciais para o corpo humano, conheça nesse post quais são os benefícios e consequências da deficiência desse complexo.

BENEFÍCIOS E DEFICIÊNCIA DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B são essenciais para os cabelos.

A deficiência de vitamina B12, por exemplo, pode acelerar o surgimento de cabelos grisalhos e consequentemente mais frágeis.

Outro exemplo é a vitamina B3, fundamental no suprimento de energia para o metabolismo celular, ajudando a fortalecer e evitar a queda capilar.

A reposição de vitamina B12 geralmente começará a fazer efeito no principal sintoma da deficiência dessa vitamina, que é a anemia, em dois meses e, nos casos dos sintomas neurológicos, em seis meses, sendo que provavelmente os sintomas de queda capilar e das unhas fracas que decorrem da anemia irão melhorar também nesse prazo de dois meses.

Agora, é importante avaliar  se há carência de algum outro elemento já que unhas fracas e queda de cabelos podem envolver outras vitaminas e elementos, como ferro e biotina.

A vitamina B12 é uma vitamina do complexo B que participa da síntese do nosso DNA, protegendo o mesmo de quebras que levam ao seu dano e, dessa forma, do risco de desenvolvimento do câncer.

 Além disso, participa da formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue.

Está envolvida ainda na síntese da bainha de mielina dos nervos, participando da transmissão dos impulsos nervosos.

 Ela também está envolvida na formação de creatina.

Esta proteína é fundamental na manutenção das reservas energéticas não só dos músculos, bem como na regeneração dos mesmos.

A vitamina B12 é armazenada no fígado, rins e outros órgãos do nosso corpo e, por isso, a sua deficiência demora para se estabelecer mesmo que o paciente tenha interrompido a ingestão da vitamina há tempos.

Sua produção ocorre no intestino dos animais, pelas bactérias que aí vivem, sendo a única vitamina que não pode ser obtida dos vegetais, por isso há estudos que mostram que 50% dos vegetarianos são deficientes em vitamina B12.

Os alimentos mais ricos em vitamina B12 são as carnes como o fígado, peixes, ovos, queijo, leite e mexilhões.

Cuide bem da sua alimentação e reposição de vitaminas, para assim ter um corpo mais saudável!

Achou esse post interessante?

Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *