A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C E SEUS EFEITOS NO CABELO!

A vitamina C é bem famosa e sabemos que tem diversos benefícios, mas caso você ainda não conheça, nesse post vou te contar a importância que a vitamina C tem para o nosso corpo e seus efeitos no cabelo, confira:

CONSEQUÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, ajuda na síntese de colágeno e ligação cruzada das fibras de queratina.

A deficiência de vitamina C na alimentação é a principal causa de escorbuto, que tem como sintoma alterações no cabelo.

Sim, a falta de vitamina C causa queda de cabelo, esse é um sintoma comum quando estamos com falta de algum nutriente.

No caso da vitamina C isso acontece, pois a sua deficiência pode levar a uma doença, que hoje é considerada rara, chamada escorbuto.

O escorbuto é uma doença que acontece quando não consumimos alimentos fontes de vitamina C, tipo frutas e verduras.

Os principais sintomas são sangramento fácil da pele e gengiva, dificuldade na cicatrização de feridas, sensação de cansaço, perda de apetite e também a queda dos cabelos.

Apesar dessa queda ser mais evidente no escorbuto, se você perceber que seu cabelo está caindo mais que o normal, vale se atentar a sua alimentação.

Uma alimentação com 5 porções diárias de frutas e verduras variadas já vai garantir a quantidade de vitamina C ao dia que você precisa.

Mas vamos ser sinceras, não são todos os dias que conseguimos consumir essa quantidade de frutas e verduras não é?

Então, uma alternativa simples é investir em um bom suplemento de vitamina C para ajudar a diminuir a queda de cabelo.

VITAMINA C NO CABELO

Aplicar vitamina C líquida ou em cremes no cabelo não é uma boa ideia, pois essa vitamina não vai conseguir penetrar dentro dos fios e no couro cabeludo.

 Mas o consumo de 1000 mg de vitamina C é relacionada com a produção de colágeno pelo organismo.

Ainda é uma hipótese, mas o que os especialistas falam é que devido essa maior produção de colágeno, ele consegue atuar em uma região específica da nossa pele relacionada com o crescimento mais forte e saudável dos cabelos.

Essa região se chama folículo piloso, e o colágeno atua na região mais profunda do folículo piloso, chamada de matriz celular, e isso ajuda na estruturação forte dos cabelos.

A vitamina C é realmente importante para a saúde, fique atenta a possíveis sintomas de deficiência dessa vitamina e se cuide!

Gostou do post?

Não deixe de curtir, comentar e compartilhar.

O seu apoio é muito importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *